quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Pesca de achiga de inverno explicaçao

boas , pessoal vou demonstrar como se pesca de inverno ao achiga
É um facto que no tempo frio a pescarias se tornam mais dificeis, está documentado que os Achigãs, por exemplo, se alimentam 10 vezes menos em aguas a 10Cº do que em aguas com 18Cº...  no entanto continuam a alimentar-se!
Muitas vezes, mais do que a inactividade dos peixes, nota-se é uma apatia por parte dos pescadores, convenhamos, é muito mais agradavel andar a spinnar numa agradavel tarde de Agosto do que numa gelida de Janeiro. Posto tudo isto, é apenas uma questão de nos sabermos adaptar á estação porque é perfeitamente possivel continuar a ter bons resultados mesmo no mais gélido dos dias, aliás, para algumas especies é até mesmo a altura ideal! Mas já lá vamos...
Para começar, e tendo em conta que temos muitas especies de agua doce e ainda mais tecnicas para as apanhar, vou-me focar apenas nas principais, começando pelos predadores. Como já referi os animais estão com o seu metabolismo mais letargico, no entanto têm que se alimentar na mesma, nesta altura, mais do que nunca deve-se começar por procurar os peixes. Como os peixes são animais de sangue frio, regulam a sua temperatura corporal através da temperatura do ambiente, temos que procurar as zonas mais quentes das massas de agua, essas massas, chamadas termoclinas, encontram-se normalmente a maiores profundidades onde a temperatura é mais estavel e menos influenciavel pela temperatura do ar, logo, tecnicas de fundo como o Texas ou o Carolina por exemplo são sempre boas opções. Uma caracteristica desta altura do ano é que as melhores alturas do dia são as horas de maior exposição solar, ou seja, totalmente o inverso da pesca no Verão onde se costuma ter melhores reultados ao amanhecer e ao entardecer. O motivo pelo qual isto acontece acaba por ser obvio, se está mais calor os animais ficam mais activos. 
É muito importante usar animações o mais lentas possiveis e não tenham medo de "exagerar" no tamanho das amostras! Porquê? Porque nesta altura,mais do que nunca, os predadores só vão atacar algo se a recompensa calorica que vão obter da captura compensar largamente o esforço que dispendem para a obter! Voltando agora á questão que referi mais atrás, para predadores como o Lucio e o Lucioperca esta até é uma das melhores alturas do ano pois como são peixes originarios de latitudes mais a norte o seu metabolismo está mais adapatado ás aguas mais frias do inverno do que ás mais calidas do verão. Além disso, os grandes Luciopercas, que no verão passam a maior parte do seu tempo em aguas mais profundas, sobem agora na coluna de agua ficando mais ao alcance das nossas amostras. Um grub ou swimbait a nadar muito lentamente o mais rente ao fundo possivel (na zona das termoclinas) é quase certo que nos vai garantir capturas. Muito mais podia ser dito acerca da pesca aos predadores no Inverno mas não quero estar aqui a maçar-vos com um grande testamente.
Viremo-nos agora para as pesca aos restantes peixes, com principal enfase nas carpas e nos barbos. Nesta altura do ano estas especies mantêm-se um pouco mais activas do que os predadores. Como são especies que habitam as nossas aguas á muito tempo (o barbo é nativo e a carpa apesar de introduzida já por cá anda há muitos seculos) estão naturalmente mais adaptadas á amplitude termica das diferentes estações do ano no nosso país. Tal como em todas as outras alturas do ano o melhor sitio para os procurar é no fundo onde elas procuram o seu alimento, deve-se prescindir um pouco dos engodos de farinha e apostar mais nas sementes gordas como o milho e o trigo. Para quem pesque com boillies deve-se apostar naqueles que tenham muitos açucares e/ou gorduras pois o seu conteudo calorico será maior e assim mais atrativo para os peixes. Zonas de enseadas com pouca fundura, em dias de sol, são um must e é muito comum ver as grandes carpas a "estenderem-se" ao sol. Nos barbos então é uma excelente epoca para se apostar na sua captura. Como são um peixe de aguas correntes e frias (ainda que se dêm bastante bem, como todos sabemos, nas aguas paradas das barragens) estão ainda mais adaptados ás aguas frias, logo, enquanto no Verão muitas vezes as carpas nem lhe dão hipoteses de atacar o isco, tendo em conta que são quase sempre a especie dominante, no Inverno isto já não acontece pois as mesmas estão um tudo nada menos activas.
Mais uma vez muitas mais coisas podiam ser ditas mas a grande verdade e realidade é a seguinte, o Inverno é a pior altura para a pesca de agua doce mais por culpa do pescador do que do peixe!.
Portanto não se acomodem, peguem nas canas e vão á pesca, podem vir a ter uma agradavel surpresa ;).

PS-Nesta altura do ano, mais do que nunca, é vital acautelarmo-nos antes da jornada! Levar roupas quentes, e algumas suplentes para o caso de nos molhar-mos, comida com bom teor calorico, beber agua com abundancia pois como está frio nunca temos aquela sensação de sede do tempo quente, no entanto suamos como sempre e o risco de desidatração é real. E ainda, se possivel, um termozinho cheio de café/cacau/chá (o que preferirem)...  não há nada mais agradavel e restabelecedor do que uma bebida quente num dia frio e nada mais desagradavel do que um dia de pesca cheio de frio...  e eu que o diga!!! 
PPS-Só a titulo de curiosidade fica a informação de que o record Português, que é também Europeu, do Achigã, um lindo peixe com 4,7kg foi tirado num gelido dia de Inverno em que a temperatura da agua estava nos 9Cº...  com uma amostra de superficie!!! è por isto que a pesca á tão fascinante...  nenhuma regra é inquebravel... :)

 Acrescento ainda, ás amostras que referi, os jerkbaits suspensos e os jigs. Os Jerkbaits deves recupera-los até atingirem a profundidade desejada e depois recuperas-os com pequenos toques erraticos com a ponteira da cana, sendo que dás toque, toque, e depois paras durante um bocado, novamente toque, toque, e depois paras e por aí fora...
 Os jigs, aos quais podes e deves acrescentar um vinil atrelado, deves usá-los nas zonas de cobertura e obstáculos e recupera-los muito devagar, não aos "pulinhos" como normalmente farias no Verão mas sim arrastando-os simplesmente com movimentos da ponteira da cana.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário