As semanas que antecedem a desova são muito boas pois o peixe começa a "sacudir" a letargia do Inverno e a alimentar-se com o máximo de frequência possível para ganhar força para o esforço da desova (altura em que raramente ataca para se alimentar mas sim para defender o ninho). Para além disso é a altura mais propicia á captura de troféus pois as grandes fêmeas estão carregadinhas de ovas o que aumenta o seu peso exponencialmente.
Apesar disso não considero esta a altura do ano de maior actividade mas sim o Outono onde se conseguem bons números ao longo de todo o dia (já no Verão só costuma ser bom nas horas mais frescas).
A altura da desova depende de onde estiveres no país! Os Achigãs desovam mais cedo mais a sul pois é onde a agua atinge temperaturas mais quentes mais depressa. Esta é, infelizmente, umas das leis mais mal feitas da pesca em aguas interiores, o facto de não se adaptar o período de defeso ás diferentes regiões do país, enquanto os vossos achigãs aí do norte ainda estão a construir ninho já aqui os meus andam a cuidar dos alevins (mesmo assim é melhor do que o verdadeiro "aborto" que estão a querer aprovar que é o fim do defeso e da medida minima... medo, muito medo!).
Se devolveres de imediato os achigãs não existe nenhum maleficio muito significativo em captura-los nesta altura... agora, se fores daqueles que mantém o peixe montes de tempo fora de agua para tirar fotos e mais fotos sim... pode afeta-los (principalmente as fêmeas que podem deitar fora as ovas todas se sujeitas a níveis de stress muito elevados). Portanto já sabes, é apanhar, tirar uma foto e pesar se realmente se justificar, e manda-los imediatamente á sua vidinha...
Sem comentários:
Enviar um comentário